Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Zephyranthes paranaensis Ravenna EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-04-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre exclusivamenteno Estado do Paraná. Planta herbácea, terrestre, é endêmica dos Campos de Cima da Serra do Estado, associados ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica. Apresenta AOO de 12 km², e sua população está severamente fragmentada pela urbanização nas regiões de ocorrência. As principais ameaças à espécie são a destruição e deterioração de seu habitat em decorrência de atividades agrícolas e pastoris. Os Camposde Cima da Serra são ameaçados pelo uso inadequado da terra e o crescente predomínio deespécies invasoras de alto poder competitivo sobre a flora nativa local. As coletas são antigas e a espécie não tem registro em unidade de conservação (SNUC). Sugerimos estudospopulacionais.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Zephyranthes paranaensis Ravenna;

Família: Amaryllidaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Páraná (Dutilh; Oliveira, 2012). Representa um endemismo dos Campos de Cima da Serra do Estado do Paraná (Iganci et al., 2011).

Ecologia

Planta herbácea, terrestre, ocorrendo em Formações Campestres (Dutilh, 2009) sobre os Campos de Cima da Serra do Estado do Paraná (Iganci et al., 2011), associados aos domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Dutilh; Oliveira, 2012).

Ameaças

9.9 Restricted range
Severidade very low
Detalhes A espécie representa um endemismo restrito dos Campos de Cima da Serra no Estado do Paraná (Iganci et al., 2011).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade medium
Detalhes Os Campos de Cima da Serra são ameaçados pelo amplo uso inadequado da terra pelo homem (Iganci et al., 2011).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade high
Detalhes O crescente predomínio de espécies invasoras de alto poder competitivo sobre a flora nativa local torna vulnerável esta formação vegetacional e a flora que a compõe (Iganci et al., 2011).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4.2 Establishment
Situação: needed
Observações: A espécie não possui registros em Unidades de Conservação no Estado do Paraná.

Referências

- DUTILH, J.H.A. Amaryllidaceae IN: Plantas da Floresta Atlântica. 2009.

- DUTILH, J.H.A.; OLIVEIRA, R.S. Amaryllidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015454>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- IGANCI, J.R.V. ET AL. Campos de Cima da Serra: the Brazilian Subtropical Highland Grasslands show an unexpected level of plant endemism. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 167, p. 378-393, 2011.

Como citar

CNCFlora. Zephyranthes paranaensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Zephyranthes paranaensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/04/2012 - 21:21:57